terça-feira, 30 de junho de 2009

Pauta da vez...Diploma do Jornalista

Meu deus !!!! Isso não vai acabar...

Esse é outro assunto que não tem fim.
Como neste fim de semana, que ao ir em um evento de amigos fui surpreendida com a mesma e repetida pergunta: " E agora, como vai ser , o que você acha dessa decisão do Gilmar Mendes sobre a queda da obrigatoriedade na profissão de jornalismo?"

Pois bem , lá vamos responder o que todos já deveriam ter percebido.
Percebido que não passou mais do que a junção de interesses maiores aos interesses do público consumidor, ou seja, você cidadão.

Você que paga para ser ou pelo menos se sentir informado pelas ditas mídias modernas. Você que paga suas contas, que compra um jornal para se sentir mais informado ou que assite ao Jornal Nacional.

Lamentavél, mas o que você paga para consumir são apenas belas palavras manipuladas por grandes veículos e suas ideologias, afinal os jornalistas devem cumprir ordens de editores e estes cumprem ordens dos donos de emissoras ou redações.

A nós resta apenas receber o que eles querem que vejamos. E nos aceitamos muito bem isso.
Mas agora se deram conta afinal pararam suas vidinhas agitadas na metropóle de concreto e notaram que o diploma daqueles que informam caiu e não se tem mais exigências para tal atuação no mercado. Sendo assim como o nosso querido político falou : " Cozinheiro e costureira se assemelham a profissão de jornalista, não precisam de diploma pra exercer."
Mais ainda reforçado por ele que se achou no direito de votar para isso.

Mas uéh... Ele por acaso é formado, possui ligação ou trabalha na área para saber qual é o nível da obrigação de um diploma em uma profissão ainda mais sendo esta a profissão de formadores de opinião e de comunicadores ao público geral?

É , infelizmente a injustiça ainda reina neste país. E reforço as palavras de um colega da área, que é mais lamentável ainda saber que nossos políticos são aptos a julgar algo quando não possuem domínio no assunto e mais ainda, o que esperar de um país que nosso presidente é praticamente semi-analfabeto?

Não significa que eu julgue que pessoas analfabetas ou semi-analfabetas são incapazes de decidir ou definir coisas, pois sei que existem gênios e grande profissionais que independem de uma educação letrada. Exemplo , meu pai, um homem batalhador , que aprendeu com a vida e sozinho a lidar com elétrica, mecânica e outros assuntos técnicos. Tudo isso sem ao menos pisar sequer em uma sala de aula.

Digo que o problema é além de uma educação e sim o problema está nas situações como esta, que se encontram a ser votadas , promulgadas ou decretadas, enfim... E que muitas delas são realizadas por nenhum ou quase ninguém relacionado as áreas. Assim colocando pontos finais ou mudanças desnecessárias na vida de milhões de pessoas.

Portanto , acredito eu , que o mais correto antes de julgar se o diploma é importante ou não ( isso que temos pessoas que compram diplomas) é discutir as grades curriculares dos cursos universitários , que por sinal andam defasados e muito além ao interesse daqueles que estão no poder.

Quem sabe assim as mudanças fossem consideravéis e precisas.

Um comentário:

  1. Realmente, a situação chegou a um ponto de questionamento para todos (sendo da área ou naum). o momento é de opinar, é de colocar em pauta o que pode mudar e ser ajustado. Sim, quem sabe os Jornalistas (formados e estudantes)e a grande massa aprendam a votar nos próximos anos!

    ResponderExcluir