sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Moradores de rua



Com base na matéria divulgada hoje pelo G1 - Quase 35 milhões de brasileiros não têm rede coletora de esgoto, diz IBGE - não surpreende a mim esta informação.
Afinal, é comum a carência existente em nossa população. Por exemplo, a situação da população de rua, que são pessoas que fazem parte da população brasileira. Afinal, são seres humanos, da mesma espécie e da mesma igual a muitos que infelizmente ainda se acham superiores. Quero dizer, que o preconceito faz parte de todo o brasileiro. Seja em relação a raça, cor, etnias, ou a uma simples situação, esta que pelo menos deveria ser solucionada não só pelo governo, mas partindo de nós seres humanos para cobrar soluções para estes outros seres humanos abandonados pelas ruas.
Cobrança de políticas eficientes, como trabalho, moradia e dignidade humana. Pois, estas pessoas perdem o sentido da vida e o respeito por elas mesmas.

A sociedade em si é muito cruel, afinal, se as pessoas que se encontram em situação de rua, não estiverem no sistema, capitalista e consumista, não se vestindo ou agindo como os demais, automaticamente são excluídas. Vivendo a margem desta sociedade.
A única coisa que não consigo entender, é que acima dos preconceitos existentes, de julgar que estas pessoas possam ser drogadas, alcoolizadas, como muitos fazem, deveria haver a consciência e respeito para com elas como seres humanos, igual a você. Igual a mim e a todos nós.
Haver a empatia, afinal, todos nós somos pessoas de carne e osso e estamos sujeitos a cair em situação de rua a qualquer momento.

Portanto, ao invés de julgar, deveríamos ajudar, cobrar projetos para melhoria da vida e das condições de trabalho, mas não só para as pessoas que estão inseridas socialmente, mas também para estas pessoas, que já pertenceram a um padrão de consumo no sistema, e que podem e precisam de um apoio, um incentivo para voltar a ser o que sempre foram... Mas que a sociedade não enxerga mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário