domingo, 29 de agosto de 2010

Bons livros - Indicação

Gostaria de indicar dois livros para leitura e claro, para se ter na prateleira. Na verdade não são da área da comunicação ou jornalismo. Mas, são pertinentes e importantes para todas as pessoas e para conhecimento em geral. Afinal, quando falamos em direitos e deveres, o Direito em si, sempre é pertinente a todas as pessoas.

Os livros que quero indicar são de uma querida e recente amizade, na qual acima de tudo é uma grande profissional tanto da área do Direito como na área acadêmica, a professora Patrícia Bertolin.

Autora do livro Mulher, Sociedade e Direitos Humanos, lançado nesta última quinta-feira, dia 26.08, no Centro Histórico da Faculdade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo.


O livro aborda questões sobre a mulher na sociedade, seu papel, direitos, deveres, como as coisas estão atualmente. Trata-se de um livro inédito, que reúne histórias e relatos de 38 mulheres de diversas áreas do conhecimento que estão e são preocupadas com a condição da mulher na sociedade atual. Uma boa opção para quem gosta do assunto e se interessa por questões que merecem ser estudadas e melhores discutidas. O trabalho visa abrir espaço e iniciar a boa e necessária discussão a respeito.

A outra indicação que não teve ainda o lançamento oficial mas não deixa de ser uma boa opção é o livro Estatuto da Criança e do Adolescente. Em que se trata de um projeto de pesquisa em conjunto. Assim como ela, várias pessoas contribuíram para a realização desta obra. Que possui também o peso da responsabilidade social, espírito de mudança e conscientização.





Patrícia é graduada em Direito, formada e mestre em Direito do Trabalho pela USP, atualmente é professora do curso de Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo. Também é líder do grupo de pesquisa "O Direito do Trabalho como instrumento de cidadania e limite ao poder econômico". E ainda possui em seu currículo a participação no Projeto Social de Inclusão "Nós do Centro" em 2009.

Como podemos ver, ela sempre esteve preocupada com o social, o bem-estar e a humanidade.

E por isso, estou aqui indicando o trabalho desta mulher.



Um comentário:

  1. Eliana, ambas estamos comprometidas com as mesmas causas - e o Universo, sempre benevolente, se encarregou de nos aproximar.
    Obrigada pelos comentários generosos sobre ambos os livros, que fogem do "senso comum" (ainda que acadêmico).
    Se o trabalho da academia não tiver por objetivo pensar melhores condições de vida para a sociedade, para que servirá ela???
    Um forte abraço,

    Patrícia Bertolin

    ResponderExcluir